sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Esmola de Dulce - Augusto dos Anjos

(imagem: Jan Saudek )

E todo o dia eu vou como um perdido
De dor, por entre a dolorosa estrada,
Pedir a Dulce, a minha bem amada
A esmola dum carinho apetecido.

E ela fita-me, o olhar enlanguescido,
E eu balbucio trêmula balada:
- Senhora dai-me u'a esmola - e estertorada
A minha voz soluça num gemido.

Morre-me a voz, e eu gemo o último harpejo,
Estendendo à Dulce a mão, a fé perdida,
E dos lábios de Dulce cai um beijo.

Depois, como este beijo me consola!
Bendita seja a Dulce! A minha vida
Estava unicamente nessa esmola.

5 comentários:

Roque Soto disse...

Un bico, Um beijo, bendita sexa a esmola se ven dos beizos amados.

Unha aperta e bon fin de semana.

Fred Matos disse...

Ótimo soneto, Ines.
A imagem é de Jan Saudeck.
Ótima semana.
Beijos

heresias consentidas disse...

bonito blogue
parabenx
herc

Luís Mendes disse...

'Morre-me a voz, e eu gemo o último harpejo'

l
i
n
d
o

Nino disse...

obrigado pela partilha